sábado, 26 de maio de 2012

CORES DO OUTONO- A POESIA DE EMILY DICKINSON E UMA COLCHA DE CROCHÊ


O outono é minha estação favorita, e acho que  é coisa de geminiana. É época de começar a tricotar com lã sem morrer de calor, de pensar em projetos para executar para o inverno e algumas peças pequenas mesmo durante o inverno, à frente da lareira, com chocolate quente ou chimarrão. Muito bom!
Quando eu tenho que ensinar sobre  Halloween  e Thanksgiving  para meus alunos  de Inglês do 6º ano, eu começo explicando que outubro e novembro é outono no hemisfério norte e que lá a estação tem um colorido todo especial. Quando eu leciono  Emily Dickinson em Literatura Americana na Universidade, este é um dos poemas que eu leio (a tradução é minha):


748

Autumn—overlooked my Knitting—       O Outono - meu Tricô conferindo -
Dyes—said He—have I—                     Tinturas - disse Ele -  eu disponho -
Could disparage a Flamingo—              de dar inveja a um Flamingo -
Show Me them—said I—                      Mostre-as pra Mim - eu proponho-

Cochineal—I chose—for deeming          Carmim - Eu escolhi - pois considero 
It resemble Thee—                                que lembra Você-
And the little Border—Dusker—              E a Borda  estreita- Cinza austero -
For resembling Me—                              pois lembra a Mim   -


Nessa poesia, lê-se o diálogo entre o Outono e a poetisa, segundo a perspectiva dela, obviamente. O Outono espia a poetisa tricotar e a desafia a incorporar suas cores ao trabalho. Ela, por sua vez, responde acolhendo a provocação, escolhendo a cor carmim em homenagem a ele, mas tecendo o contorno em cinza, austero, deixando claro que a decisão era dela.


A colcha da foto foi executada por mim, inspirada numa cartela de cores outonais. O motivo original é o tradicional "Granny Square", que aprendi com minha avó, Francisca Pedroso de Azambuja, e minha tia-avó, Emeri Pedroso Duarte. Tradicionalmente, os squares da minha vó eram tecidos  com o miolo em marfim, contornados por uma cor vibrante e por último por preto, perfazendo 6 carreiras. Neste trabalho eu fiz 10 carreiras e criei um acabamento diferente, uma borda, como Emily Dickinson, num gesto autoral.  

Gostaram? Esta colcha está pronta para entrega. Quem tiver interesse, é só fazer contato.  


Espero que tenham apreciado o texto, agradeço a visita e toda e qualquer crítica vale como elogio ao meu esforço. Voltem sempre!

2 comentários:

  1. Tenho uma igualzinha só que em tons de cinza e azul e posso atestar... aguenta qualquer inverno! Surpreendentemente quente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha mãe me ensinou que o segredo estava nos furinhos, usar a colcha sobre o lençol de cima e cobrir com outra coberta qualquer forma uma camada de ar aquecido e nao pesa.

      Excluir