sábado, 30 de junho de 2012

BLACK AND WHITE - BRANCO E PRETO

(memória)
Não sei por que hoje me lembrei de um baile que fomos na SACC (Sociedade Amigos Capão da Canoa) no final dos anos 80 que tinha por tema a dobradinha Black and White. O dress code era, obviamente, qualquer um desde que preto e branco. Lembro muito bem da decoração, que exibia ícones temáticos como: dominó, damas, xadrez, zebras, dálmatas, pinguins, Xuxa e Pelé, sal e pimenta, teclados, a bandeira quadriculada da Fórmula 1, a bandeira dos piratas, etc.


Se fosse hoje, não poderia faltar um código de barras. Nem ícones fashion como  o logo da Chanel e o pied-de-poule da Christian Dior.


Naquele baile a atração principal foi nada mais nada menos do que Vanusa, que, fiel ao seu estilo altamente performático, trajava negro com sua cabelereira Platinum Blonde.

(literatura)
E falando na dobradinha, eu penso logo em TV e en tour de force numa metáfora que abre o romance Neuromancer, de William Gibson. Para quem não sabe, Neuromancer é a obra na qual o filme Matrix foi baseado.


The sky above the port was the color of television, tuned to a dead channel.
O  céu acima do porto era da cor da televisão, sintonizada num canal sem sinal.


Pois é, mas para a Geração X, aquela que não chegou a conhecer o mundo antes do advento do PC, a TV fora do ar já não é mais dessa cor...

Eu considero essa metáfora muito intrigante por vários motivos.
  • Primeiro, porque coloca como referência para a natureza a tecnologia, invertendo a experiência da nossa geração, um fato que contribui para  que a obra seja considerada como inaugural do gênero cyberpunk.
  • Segundo, porque a imagem aludida não tem propriamente uma cor,  senão uma gradação de tons de cinza numa disposição aparentemente caótica, remetendo à história da arte, mais especificamente aos movimentos da vanguarda européia (pensei em Cézanne).
  • Terceiro, porque, ao mencionar a TV, a metáfora conjura a experiência sensorial quase que indissociável dessa tecnologia. Com isso, a gente começa a ler o livro numa atitude hipermidial (som, imagem, movimento, lingua/gem , de modo que  o mundo ficcional que o texto verbal coloca em ação adquire irremediavelmente outras dimensões estéticas. Isso, para mim, é o mais interessante, pois repousa no poder da palavra de criar realidades, ou efeitos de realidade.  
Todos esses aspectos eu trabalhei na minha tese de doutoramento, analisando outras obras. 

(tricô e crochet)
Fiquei tentada a tricotar alguma coisa em preto e branco, cyberpunk, chanel, e procurando inspiração encontrei  estes aqui:




Esta colcha eu estou fazendo para o meu filho mais velho:



Esta também é linda:

Receita e fonte da foto aqui:

Também se pode usar este quadro para uma colcha:

Receita e fonte da foto aqui:

E que tal esta clutch?


Simplicidade é tudo:

Receita e foto:

E para não dizer que não falei de rock'n'roll, confiram esta headband:


Gráfico, receita e foto aqui:


Mesmo que você não leia inglês, vale a pena ler este post no blog onesheepishgirl.blogspot.com e se deliciar com as fotos: http://onesheepishgirl.blogspot.com.br/2011/12/knitting-inspiration-in-black-white.html

E aí, gostaram?

6 comentários:

  1. Comadre ISABELA;
    Amei teu blog! Com certeza tricotas com a alma e tuas obras são poesia pura, porque fazes com amor!Como tua comadre aqui não tem destreza com agulhas, mas ensaiou algumas coisas anos atrás quando as filhas eram pequenas, fiz luvinhas, blusões, cachecol, casaquinhos para nenê...tudo com a supervisão da minha sogra querida D. Carminha e da Bisavó Ida de quem sinto uma saudade imensa. Você é uma mulher de múltiplos talentos e tenho uma grande admiracão da forma como conduziu tua vida e de tua família!Amo todos vocês, embora a distância tenha nos afastado de um convívio mais estreito. Bom, comadre hoje em dia mal lembro de alguns pontos de tricô, mas acho muito linda esta arte, assim como o crochê, única coisa que eu fazia era ponta em pano de prato de cozinha...hehehehe Seu eu fosse tua vizinha iria te acompanhar no inverno a beira da lareira , aprendendo e desvendo os mistérios de cada nó, cada ponto e admirando os desenhos que iriam se formando, iria ser uma aluna aplicada e de quebra já poderíamos ir tecendo comentários em inglês, para eu relembrar o meu que está há muito tempo esquecido...hahahaha A vida me levou para outros aprendizados,mas lá no fundo, bate uma saudade do tempo em que eu arriscava fazer alguma coisa na salinha da lareira com minhas filhotas pequenas na volta, brincando, conversando e tomando chocolate quente.
    Esta conversa toda é para te dar os parabéns pelos belos trabalhos e também para fazer uma encomenda...também quero uma colcha preta e branca , a mesma que estás fazendo para teu filho mais velho, vou amar .... Se tiveres tempo, vou ficar muito feliz....ô comadre achada esta, não?
    Desejo que teu blog seja um sucesso enorme, porque você merece!
    BEIJOS
    Vania Dotto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia querida, mais sucesso do que receber este teu comentário?? É a glória! O mundo dá muuuuuuitas voltas, quem sabe se ainda não tricotaremos juntas aí no sudeste mesmo?
      Com relação à colcha, conversamos por e-mail os detalhes. Estou com uma encomenda em andamento, uma colcha de croché em medalhões de linha em tom cru. Mas assim que concluir faço contato para combinar a tua, será com o maior prazer que vou tecê-la.
      Lembro bem do teu talento na culinária, as massas de lazanha, hummmm....
      Hoje aqui em casa teve Mocotó feito pelo Luciano para comemorar os aniversários do Álvaro, que foi dia 4 e o do Bruno que será dia 11. Muita folia e o dia estava lindo, de sol e com friozinho gostoso próprio para o cardápio.
      Conto com a tua leitura e sugestões .
      bj e saudades

      Excluir
  2. Isabella, seu blog é lindo, parabéns!
    Adorei os textos poéticos e as inspirações em tricot e crochet!
    Sugiro apenas que coloques a opção "recebe notificações por e-mail", que para mim é muito prático, uma vez que recebemos direto no e-mail todas as suas postagens e ficamos sempre atualizadas com tudo o que você faz!
    Bjs!
    lucianacraft.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, muito obrigada pela visita e mais ainda pela sugestão. Vou ver se eu "sei " fazer isso. Deve ser no layout, escolher gadgets?
      Vou visitar seu blog também.

      Excluir
  3. Adoro black and white, combinação perfeita!!!

    bjos

    ResponderExcluir